terça-feira, agosto 17

aos meus amigos

Gostaria de um texto que pudesse falar sobre amizade. Existem tantos por aí na internet. Muitos bons, vários clichês. Porém, todos traduzem o tão cobiçado sentimento de amizade verdadeira.

O que falar então da amizade? Queria poder dizer sem ser demasiadamente piegas, entretanto, não garanto que será possível.

Amizade, no meu entendimento pessoal, é nada mais, nada menos, do que amor. É, amor! Um amor fraternal, um carinho inexplicável, respeito. Doar-se ao próximo sem esperar nada em troca. Se fiel, sincero e acolhedor.

Saber ouvir quando necessário, sorrir nos momentos difíceis – pois o amigo os fazem parecer momentos melhores, e chorar de tanto rir – mesmo que seja com piadinhas infames.

É saber ouvir uma opinião que vai doer no ego, mas quando precisar expor a sua, saber fazê-lo sem deixar machucar o ego alheio.

É dizer o que a outra pessoa quer ouvir só para ver o sorriso nascer no rosto, mas também dizer a verdade quando for necessário ajudar a enxergar a realidade. E se esta fizer doer, esteja sempre pronto para dar o seu ombro para que possa amparar as lágrimas. Chore junto. E se não souber como fazer cessar, faça cócegas, e chore de tanto rir.

É ouvir as mesmas músicas, ver os mesmos filmes e os mesmos canais de TV. É ter tudo isso em comum e ter nada ao mesmo tempo. E até isso se torna bom em uma amizade, pois assim as pessoas se complementam.

É entrar na casa dos outros e abrir a geladeira, colocar o pé no sofá. É bagunçar a cama, pegar roupa emprestada e fazer tudo isso sem invadir o seu espaço.

É quebrar a dieta comendo brigadeiro assistindo DVD. É fazer um miojo para um “almoço especial”.

Enfim, a amizade sincera é aquela que se resume na simplicidade dos gestos, dedicados sempre às pessoas queridas, que completam a nossa rotina.

E, a cada dia que passa, percebo que não consigo viver sem meus amigos. Todos eles. Sem exceções. Pois cada um deles contribui para a minha felicidade simplesmente por existirem!

Amo vocês!


 

5 comentários:

  1. piegas...mas real....
    será que eu posso ser sua amiga tbm???

    ResponderExcluir
  2. Oun! *.* Minha melhor amiga de infancia! Ja abrimos a geladeira uma da outra, ja choramos, ja rimos, comemos brigadeiro deitadas no sofá, já passamos frio na barraca e fizemos miojo para o 'jantar especial pós-academia' uhu \o/\o/

    Eu te amo, minha AMIGA!

    ResponderExcluir
  3. O tema é bem interessante e que hoje raramente podemos ter exemplos. Concordo com quase tudo! A única coisa que penso um pouco diferente é com relação a "não esperar nada em troca". Isso é relativo pois, ao meu ver, toda amizade boa, gostosa e verdadeira precisa de reciprocidade, logo, a mesma atenção e cumplicidade em troca.

    ;)

    Bjão, Cacah! ;)

    ResponderExcluir
  4. Ahhh que texto lindo!
    Eu sempre adorei as coisas que vc escreve... Acho que temos pontos de vista muito parecidos!
    E bem... Você e eu sabemos muito bem que: quanto mais o tempo passa, e quanto mais dificuldades enfrentamos, percebemos de fato quem são nosssos amigos sinceros...
    E nessa hora não importa IDADE,COR,CREDO e nem mesmo a DISTÂNCIA atrapalha... pq como vc disse o AMOR é maior que tudo..
    A amizade é sim..a forma mais sincera e pura de amor!
    E lembre-se: eu AMO você, minha amiga!

    ResponderExcluir